Todo empreendedor já esbarrou no termo “cultura empresarial”. De forma geral, todos sabem que ela é bastante importante. Eu diria, inclusive, que ela é um ponto-chave para o sucesso de uma empresa.
Entretanto, mesmo cientes da importância, muitas pessoas não sabem exatamente o que a cultura empresarial é. Você tem alguma ideia? Se o conceito ainda é nebuloso para você, continue comigo que eu vou te trazer alguns insights ao longo deste artigo.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
O que é cultura empresarial?
A cultura empresarial é o termo que engloba as atitudes, comportamentos e expectativas de uma empresa. Além disso, diz respeito à missão e aos valores do lugar. Em outras palavras, é tudo aquilo que motiva funcionários e gestores todos os dias.
Note que a cultura não é apenas sobre normas institucionais. Pelo contrário, ela é a postura e as crenças de cada indivíduo, algo que reflete na prática.
O que difere a cultura empresarial do clima empresarial?
Os termos são bastante semelhantes. Contudo, têm significados distintos – apesar do primeiro contribuir para melhorar o segundo.
Enquanto que a cultura tem a ver com o modo como tudo é feito na empresa, o clima é a definição de como os funcionários se sentem no lugar. Por essa razão, inclusive, eu comentei sobre como eles se complementam. Afinal, quando a cultura empresarial é forte, o clima dentro do ambiente de trabalho melhora.
Como esse conceito pode mudar o dia a dia no trabalho?
Que efeitos, afinal, essa tal de cultura empresarial tem no dia a dia? Pois bem, eles não são poucos. Para você entender melhor, tente imaginar uma empresa que não é regida por esse conceito. Como ela seria? Eu vou te ajudar a materializar esse cenário na sua cabeça.
Primeiramente, imagine que você é um funcionário dessa empresa imaginária. Nela, não há nenhum padrão formal no fluxo de trabalho. Assim, ninguém sabe exatamente o que deve ou não ser feito.
Sem missões e valores, por exemplo, os clientes não seriam atendidos bem sempre. Isso porque não haveria nenhum parâmetro para guiar as ações dos profissionais de venda e atendimento.
Consegue imaginar o caos que essa empresa seria? Sem políticas internas e externas – sem cultura empresarial – a organização vira uma bagunça. Dessa forma, a melhoria ou a busca pelo sucesso se tornam impossíveis.
Tipos de cultura empresarial
A cultura empresarial não é apenas um termo abstrato. Ele é, em outras palavras, também uma estratégia. Por essa razão, há mais de uma forma de se manifestar:
- Cultura do poder: o poder da organização se concentra apenas no CEO. Este, por sua vez, movimenta cada um dos setores do lugar
- Cultura de papéis: é pautada pela burocracia. Nela, regras e processos rígidos garantem a organização
- Cultura da tarefa: esta é mais flexível e é centrada em resultados. Por isso, permite a influência dos funcionários nas decisões da empresa. Pode, ainda, ser chamada de cultura horizontal
- Cultura da pessoa: encara os funcionários como a base do sucesso da empresa. Assim, prioriza o seu bem-estar e crescimento. Na prática, isso significa incentivos, benefícios e plano de carreira para os colaboradores
Como implementar esse conceito?
Há quatro passos fundamentais que vão criar uma cultura dentro da sua empresa:
- Encontre os valores da sua empresa: liste estes valores e comunique seus colaboradores para que todos os compreendam. Além disso, é possível contar com a ajuda dos funcionários para listá-los
- Transmita esses valores: na prática, quero dizer. Em cada reunião ou comunicação da empresa, eles devem estar presentes. É assim que as pessoas irão absorvê-los de verdade
- Incentive boas práticas: recompense ações que estejam de acordo com os valores da empresa. Para isso, identifique o que já é feito e crie programas para melhorá-los
- Monitore a cultura constantemente: dê sempre atenção aos seus colaboradores e clientes. Afinal, eles são termômetros da sua cultura empresarial. Ao notar tendências negativas, investigue os fatos para estar sempre em busca de melhorias
A cultura empresarial é o caráter da sua empresa
Por consequência, se este for bom, é provável que você tenha mais chances de alcançar o sucesso que tanto almeja.
É muito importante que você lembre que a cultura empresarial é uma construção que leva tempo. Assim, deve ser cultivada diariamente.
Se você sente que a sua empresa ainda não tem esse conceito nos seus dias, comece o quanto antes. Volte ao primeiro passo: descobrir os valores da sua empresa. Com isso em mãos, é possível construir um ambiente frutífero e saudável.
1 comentário