Ninguém nasce extrovertido ou introvertido. É claro que, conforme a vida passa, desenvolvemos nossa personalidade. Naturalmente, tendemos mais para um lado ou para outro. Depois de adultos, acreditamos que não tem mais volta e insistimos em nos categorizarmos de forma definitiva. Com a comunicação assertiva, o mesmo acontece.
Entretanto, com esforço e dedicação, tudo é mutável. Por isso, se você não acha que, hoje, é um mestre na comunicação assertiva, eu te garanto: você pode ser.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
A pergunta é: como?
Eu sei que muitas pessoas buscam essa evolução por motivos profissionais. Inclusive, ainda neste artigo, eu vou trazer alguns dos benefícios da comunicação assertiva para a sua carreira.
Entretanto, adquirir essa habilidade requer mudanças na vida pessoal, também. Os frutos disso, aliás, são proporcionais. Ou seja, a comunicação assertiva vai mudar a sua forma de se comunicar em todos os âmbitos.
5 dicas para uma comunicação mais assertiva
Aqui, eu quero listar 7 dicas bastante práticas para você aprender a se comunicar melhor.
- Aprenda a ouvir e a entender outras pessoas: a comunicação é uma via de mão dupla. Por isso, um comunicador não sabe apenas se expressar bem. Ele sabe, também, como compreender as outras pessoas.
- Preste atenção na forma como você fala: isso engloba suas expressões faciais e seus gestos. Afinal, o seu corpo também é uma ferramenta de comunicação. O tom de voz e a velocidade da fala, inclusive, também tornam a mensagem mais (ou menos) clara.
- Tenha embasamento, mas não esqueça de ser humilde: tendemos a nos comunicar melhor quando entendemos do assunto que está sendo discutido. Por essa razão, buscar conhecimento melhora a sua comunicação. Entretanto, não esqueça de ser humilde. Ou seja: quando não souber algo, não sinta receio de admitir isso.
- Saiba o momento certo de falar: isso pode significar não interromper as outras pessoas. Em outras palavras, ser respeitoso. Além disso, significa também esperar que uma ideia esteja “madura” dentro da sua cabeça para dar vida à ela, em voz alta.
- Aprenda a intermediar diálogos: imagine que seus funcionários estejam com dificuldades para se expressar. Aqui, é possível encorajá-los a tentar fazer o melhor possível para se entenderem. Inclusive, quando você explora os modos de se comunicar de outras pessoas, também aprende muito sobre como ser assertivo.
Como a comunicação assertiva muda minha vida profissional?
Há algum tempo, escrevi um artigo sobre como se tornar um líder. Nele, uma das dicas é que você precisa saber se comunicar.
Resumidamente, uma comunicação assertiva te transforma em uma referência. Ao ser um empreendedor, é natural que você seja uma inspiração para a equipe. O jeito com o qual você se comunica, por sua vez, te ajuda a exercer melhor sua influência.
Além disso, a comunicação assertiva faz com que você transmita a mensagem da forma certa. Quantas vezes, afinal, não conseguimos fazer uma ideia vingar por pura e simplesmente não saber como dizê-la em voz alta? Aqui, por consequência, se perdem boas oportunidades.
Você precisa começar a se comunicar melhor agora mesmo
A comunicação assertiva não é uma habilidade que você deve treinar apenas de vez em quando. Afinal, a comunicação é a base de tudo. Ou seja, das nossas relações, do nosso dia a dia etc.
Se você deseja melhorar a sua forma de se comunicar, precisa começar agora. Mais do que isso: precisa transformar essa dedicação em hábito. Mesmo nos pequenos momentos do dia a dia, experimente se atentar mais ao seu modo de se expressar.
E não se esqueça: os grandes feitos estão reservados apenas para aqueles que ousam ir mais longe. Para chegar lá, entretanto, você precisa desafiar até mesmo o que você acredita ser a sua própria natureza.
1 comentário