Todos os dias somos impactados por um anúncio do YouTube Ads. Você, aliás, com certeza sabe disso muito bem. Afinal, antes de começar um vídeo, sempre há um breve anúncio, às vezes de apenas 5 segundos.
Alguns anúncios são mais longos. Estes, entretanto, precisam ser extremamente atrativos para que impeçam o usuário de correr para o botão “pular anúncio”. Os anúncios rápidos, por sua vez, nos fazem questionar como uma marca consegue ser tão sucinta e eficaz. Além destes, temos ainda as caixas de diálogo que surgem enquanto assistimos algo.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Seja como for, o YouTube Ads costuma dividir opiniões. Em resumo, muitos acham a inserção de anúncios exagerada e inconveniente. Por outro lado, os conteúdos em vídeos são a grande tendência do momento. Por consequência, o YouTube se torna uma fonte incrível de novos leads.
No fim, a solução é compreender o YouTube Ads – e o público da sua marca também, é claro. Essa, de forma bastante superficial, é a receita para usar essa plataforma ao seu favor. Mas como, exatamente?
Que tipos de anúncio estão disponíveis no YouTube Ads?
Como eu mencionei brevemente no começo desse artigo, vários anúncios são possíveis no YouTube Ads. Então, para aprender a gerar leads através dele, é preciso, antes, compreender cada formato.
- Gráfico: este formato é mais adequado para quem assiste os vídeos no computador. Basicamente, ele é o banner que fica do lado direito da página, ou logo abaixo do player;
- Cartões patrocinados: em vídeos de produtos, por exemplo, é comum vermos alguns cards clicáveis que nos levam para uma página sobre o que está sendo divulgado. Estes são os cartões patrocinados. Além disso, esse tipo de vídeo geralmente conta com uma ferramenta no topo, na qual é possível navegar entre os cartões dispostos ao longo do conteúdo;
- Bumper Ads: são os vídeos curtos e não “puláveis” que aparecem no meio do que você está assistindo. Eles devem durar até 6 segundos. A cobrança, por sua vez, é realizada a cada mil visualizações;
- Video Discovery: este anúncio aparece normalmente na aba de recomendações para o usuário. A cobrança é feita cada vez que alguém clica no vídeo;
- Masthead: aqui, temos os anúncios que aparecem no topo da plataforma. Estes, inclusive, passam pela avaliação das equipes do Google;
- TrueView In-Stream: estes são os famosos anúncios que podemos pular. Nesse caso, a cobrança só é feita enquanto o usuário assiste ao seu vídeo;
- Em vídeo: nessa categoria, os anúncios podem aparecer antes, durante ou após o vídeo principal. Eles podem, além disso, ser puláveis ou não;
- De sobreposição: é a caixa de diálogo semitransparente que aparece na parte inferior do vídeo.
Como escolher o formato ideal?
Depende da sua estratégia. Se você optar por um anúncio em vídeo, por exemplo, precisa estar ciente de que o orçamento deve ser maior. Afinal, é preciso roteirizar e gravar essa peça.
Já se o seu objetivo é levar o usuário para uma página de cadastro, é melhor investir em formatos mais adequados para desktop.
Se você for um criador de conteúdo, um Video Discovery seria o ideal. Os Bumpers, por sua vez, são normalmente eficazes na divulgação de produtos.
Basicamente, é preciso, antes de tudo, saber aonde você quer chegar. Não obstante, é necessário ainda que você conheça o seu público – e de onde ele acessa o YouTube.
Como realizar uma boa segmentação?
No quesito “anúncios”, qualidade é mais importante do que quantidade. Ou seja, seu anúncio não necessariamente precisa ser visto pelo maior número de pessoas possível. Na verdade, ele deve chegar nas pessoas certas.
No YouTube Ads, é possível fazer essa segmentação de diferentes formas:
- Vídeo específico: nesse caso, você seleciona um vídeo, através de sua URL. Aqui, você deve lembrar que, quanto maior for o alcance desse vídeo, mais você pagará pelo anúncio;
- Interesses do usuário: essa é uma ferramenta clássica de segmentação. Dessa forma, é possível enviar o seu anúncio para potenciais leads. Após isso, o YouTube se encarrega de aplicar o seu anúncio em vídeos que façam sentido para a sua estratégia;
- Temas: você também pode anunciar através de temas específicos. Para isso, a minha dica é que você leve o “específico” a sério. Em outras palavras, que aprofunde a sua campanha para obter resultados melhores.
Como fazer bons anúncios para YouTube Ads?
Aqui, a pergunta para a qual todo mundo deseja uma boa resposta. Afinal, todos nós sabemos que a maioria das pessoas tende a pular um anúncio nos primeiros segundos.
Se você fizer um anúncio em vídeo, o ideal é que você concentre a sua mensagem logo nesses primeiros segundos. Assim, você tem a certeza de que o público te ouvirá.
Esse início também é a sua chance de captar a atenção de uma pessoa. Por isso, explore gatilhos tais como:
- Urgência;
- Curiosidade;
- Emoção.
E por falar em emoção, técnicas de storytelling funcionam muito bem aqui. Ao contar uma história, você utiliza gatilhos de curiosidade e emoção de forma muito mais eficaz. Uma pessoa pode torcer o nariz para um anúncio inconveniente, mas jamais fará o mesmo com uma boa história.
Lembre-se de que você está “se intrometendo” em um possível momento de lazer do usuário. Por isso, a técnica de venda tem que ser mais relacionada à persuasão do que à venda propriamente dita.
Outra dica preciosa é que você invista em qualidade. Um anúncio esteticamente agradável, portanto, tem mais chances de ser atrativo o suficiente para não ser deixado para trás após 5 segundos.
E em relação aos anúncios estáticos?
Até aqui, falei sobre como os anúncios em vídeo podem fazer sucesso na sua estratégia. Porém, você já sabe que há outras opções além destes.
Para os anúncios estáticos, o ideal é que você acerte nas cores e nas imagens. Elas devem ser chamativas – sem que isso distorça a personalidade da sua marca – e tudo deve estar em alta resolução.
Quanto às palavras, escolha-as com sabedoria. Um bom anúncio no YouTube Ads não deve ser carregado em texto. Portanto, é necessário ser sucinto.
Vale a pena anunciar no YouTube Ads?
Se você chegou aqui, deve ter entendido que anunciar no YouTube Ads vai te demandar um pouco mais de esforço do que você está acostumado. Por consequência, deve estar se perguntando se esse esforço vale a pena. E a resposta é sim.
Como eu tenho falado ultimamente, os vídeos são uma tendência muito forte. Não é à toa que o Instagram, por exemplo, tem duas ferramentas de vídeos disponíveis – Reels e IGTV. O TikTok, como você deve saber, está mais forte do que nunca.
Em meio a isso, o YouTube segue como a maior plataforma de vídeos. A audiência que a acessa é massiva.
Além disso, outros números nos provam que essa estratégia é, sim, uma boa ideia. Sabia, por exemplo, que a previsão é de que, em 2022, os vídeos representem mais de 80% do conteúdo consumido na internet?
Ao deixar de aproveitar essa oportunidade, você deixa de chegar até uma parcela bem importante do seu público.
Na dúvida, é melhor começar a testar essa estratégia agora mesmo. Precisa de ajuda para isso? Eu posso te ajudar a criar um anúncio excelente para YouTube Ads!