Criar conteúdo relevante e frequente não é fácil. Afinal, é preciso muito esforço para não ser repetitivo. Por essa razão, muita gente enfrenta dificuldades na hora de encontrar ideias para criar conteúdo.
Depois de certo tempo, parece que as ideias se esgotam. Por consequência, o conteúdo se torna bem menos atrativo. Além disso, já não traz mais nada de novo. Você se identifica com essa situação?
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
A boa notícia é que é, sim, possível continuar sendo interessante no seu conteúdo. Para isso, basta seguir algumas dicas. Olha só:
1 – Leia blogs nacionais e internacionais
Dessa forma, você tem acesso não apenas às tendências do momento, mas também assuntos atemporais. Ao acessar um blog estrangeiro, inclusive, você tem a chance de trazer para a sua marca um conteúdo mais exclusivo.
2 – Pesquise sobre assuntos relacionados à sua marca
Quando eu falo sobre novas ideias para criar conteúdo, muita gente pensa apenas no que está estritamente relacionado ao seu segmento. Porém, ampliar os horizontes pode ser uma boa opção.
Se você tem uma agência de viagens, vamos supor, com certeza já deu inúmeras dicas sobre o que fazer em determinado destino. Porém, é possível explorar algo diferente também. Que tal ensinar um turista a falar as frases básicas de determinado idioma, por exemplo?
Essa dica, aliás, é aplicável em qualquer área de atuação.
3 – Acompanhe o que as pessoas estão falando nas redes sociais
Essa é uma fonte riquíssima de ideias para criar conteúdo. Afinal, quando um assunto está em destaque, é nesses lugares que você encontrará discussões sobre ele.
Além disso, muitos debates surgem de forma natural. Portanto, você pode aproveitar uma pauta antes de ela ser usada em demasia em outros veículos.
4 – Assista a um Ted Talks
Há Ted Talks sobre infinitos assuntos. Por isso, é bastante provável que você ache uma pauta quente por lá.
Não obstante, os assuntos são explorados de forma bem interessante e didática. Assim, é fácil adaptar a pauta para as suas plataformas.
5 – Visite fóruns online
Você deve saber como os fóruns funcionam, certo? Em resumo, usuários tiram dúvida e iniciam conversas por lá.
Durante esse processo, os assuntos que vêm à tona são inúmeros. Além disso, você compreende que dúvidas o seu público pode ter. Que tal responder uma delas através de um artigo em seu blog?
Ferramentas que dão ideias para criar conteúdo
Em adição a estas dicas mais práticas, também é possível usar ferramentas para te ajudar.
A primeira delas é o Google Trends. Com ela, você pode acessar as estatísticas referentes a determinada palavra-chave.
Dessa forma, você pode ter, por exemplo, conhecimento sobre o que as pessoas estão pesquisando no Google sobre o assunto que norteia a sua marca. Além disso, é possível filtrar esses dados por período e região do país.
Bastante similar, temos a Answer the Public. Aqui, basta você pesquisar uma palavra-chave. O site, portanto, vai te dar um relatório detalhado sobre as pesquisas feitas sobre esse assunto. Acredite: essa plataforma é uma mina de ouro para quem se sente sem ideias para criar conteúdo.
Hábitos que te tornam interessante. Você os cultiva?
Esse assunto até parece abstrato e desconexo do tema principal deste artigo. Porém, ele faz todo sentido nesse contexto.
Nossas ideias vêm das referências que temos. Essas referências, por sua vez, vêm dos hábitos que cultivamos.
Ler, por exemplo, é um deles. Afinal, quando lemos – seja lá o que for – estamos acessando novas informações. Por isso, ler livros, blogs, notícias e resenhas é sempre uma boa ideia.
Hoje em dia, os podcasts estão em alta. Essa, inclusive, é uma excelente maneira de aprender algo quando não se tem muito tempo livre. Está no trânsito? Então, que tal ouvir algo novo?
E por falar em ouvir, esse é outro excelente hábito, principalmente em conversas. Quando nos cercamos de pessoas interessantes, temos conosco fontes inesgotáveis de referências. Por consequência, de uma conversa trivial pode surgir uma pauta interessante para as suas plataformas.
Por fim, eu te aconselho a ser, também, observador. Afinal, sem essa característica, as pautas que se escondem em todas essas dicas que dei até aqui podem passar despercebidas. Ser um observador, contudo, é um hábito que, para ser efetivo, precisa ser constantemente colocado em prática. Ou seja: não deixe isso para depois.
Para organizar todas essas ideias, eu te recomendo a planejar o seu cronograma de conteúdo com antecedência. Dessa forma, é sempre possível fazer alterações e incluir pautas mais relevantes para o momento.
Na dúvida sobre como criar esse planejamento, não hesite em procurar minha ajuda. Eu tenho certeza de que tenho muitas ideias que poderão te tornar uma autoridade no seu meio de atuação.
Ler blogs é muito bom por para ter idéias de conteúdos sejam eles, da tendência do momento ou atemporais do marketing digital.