Na era digital, todo mundo quer ser relevante na internet. Hoje, é nesse ambiente virtual que muitas empresas constroem sólidos reinados. Cada uma tem sua estratégia para estar onde estão. Entretanto, todas possuem algo em comum: um conteúdo inesquecível.
O que é um conteúdo inesquecível?
Fazemos marketing para sermos lembrados. No fim das contas, a aquisição dos clientes é uma consequência disso.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Um conteúdo inesquecível é o que faz a nossa marca ficar na cabeça de nosso público. É, entre outras coisas, o que nos torna referência naquilo que fazemos e ofertamos.
Contudo, criar um conteúdo desse nível não é tão fácil assim. Por isso, hoje eu trouxe algumas dicas para você levar em consideração ao planejar o seu.
1- Um conteúdo inesquecível leva a persona e o público em consideração
Se você não souber para quem o seu conteúdo é feito, então, as suas chances de oferecer algo inesquecível são quase nulas.
Por isso, define sua persona e seu público antes de começar. Ambos os conceitos, aliás, dizem respeito às pessoas a quem se destina a sua mensagem.
Com persona e público como base, você certamente vai conseguir construir um conteúdo mais assertivo.
2- Um conteúdo inesquecível utiliza o tom de voz certo
Essa é uma dica bastante ligada à anterior. Afinal, ambas se conectam à necessidade de ter uma persona.
Os clientes de um escritório de advocacia, por exemplo, tendem a ser pessoas mais sérias. Logo, o tom de voz da sua marca precisa aderir a essa característica.
Agora, se a sua empresa ofertar produtos vegetarianos, o tom explorado pode ser outro. É possível, nesse caso, usar uma linguagem mais intimista e até divertida.
3- Não ignore o patamar de conhecimento do seu leitor
É bastante comum que marcas cometam o erro de se posicionar como detentoras de um conhecimento superior. Por consequência, os leitores estariam um patamar abaixo.
O melhor caminho, pelo contrário, é a horizontalidade na conversa. Em resumo, você deve se colocar em pé de igualdade com o seu leitor. Assim, é muito mais fácil que o seu conteúdo gere identificação – e se torne inesquecível.
4- Dê ao leitor a chance de se aprofundar no assunto
Ao escrever um artigo, por exemplo, utilize hiperlinks para levar o leitor a outros artigos que complementem o assunto principal.
Dessa forma, você melhora a experiência do usuário. Além disso, otimiza o SEO de seu site. Este último, aliás, ajuda você a aparecer nas primeiras páginas de busca do Google. Quem não sonha com essa posição, né?
5- Não permita que o SEO deixe o seu conteúdo robótico
Eu não penso duas vezes antes de defender que você deve aplicar hacks de SEO e escaneabilidade no seu conteúdo. Entretanto, é preciso saber medir a dose certa.
Afinal, quando você se prende demais às regras, o conteúdo fica robótico. Essa frieza, inclusive, é o que pode afastar muitos clientes de sua marca.
Por isso, o meu conselho é: faça uso da tecnologia, mas jamais deixe o lado humano de lado.
6- Use seu conteúdo para construir relacionamentos
Às vezes, todas as informações que você deseja passar não cabem em um vídeo só. Ou em apenas um artigo, por exemplo.
Assim, em vez de criar conteúdos longos, divida-o em etapas. Dessa forma, é possível, ainda, criar um relacionamento com o seu público. Afinal, essa divisão também resulta em constância.
Quando esse vínculo é criado, aliás, o lado humano – que mencionei na dica anterior – é reforçado. Ou seja, apenas vantagens para o seu conteúdo.
Preparado para ser memorável?
Um conteúdo inesquecível não é criado do dia para a noite. É, pelo contrário, um esforço constante.
Basicamente, há duas dicas que eu desejo reforçar antes de encerrarmos esse assunto. A primeira é que você compreenda profundamente a sua persona. Ela é, indiscutivelmente, a base da sua estratégia.
A segunda dica é que você jamais abra mão do seu senso de humanidade. Isso porque a tecnologia vem para ser usada ao nosso favor. Portanto, não a transforme em algo frio e robótico.
Lembre-se, ainda, que, do outro lado da tela, há pessoas reais consumindo o que você publica. É preciso, então, entender e valorizar essas pessoas. Em outras palavras, descobrir o que é inesquecível para elas e ofertar o conteúdo ideal. Vamos começar?
6 Comentários