A Geração Z já nasceu conectada. Há quem a chame, inclusive, de “nativos digitais”. Hoje, esse público representa uma parcela bem grande dos consumidores na internet (e fora dela também, é claro).
Para muitos nichos, a Geração Z é um tipo de público bem importante. Contudo, saber como estreitar as relações, nesse caso, pode não ser tão fácil. Afinal, estamos falando de uma geração com um modo bastante específico de comprar e se relacionar com empresas.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Se esse é o seu caso, esse artigo é para você. Nele, eu vou dar algumas dicas de como conquistar a Geração Z com a sua estratégia de marketing.
Quem é a Geração Z?
Para se comunicar bem com esse público, antes é preciso entendê-lo. Por isso, antes de qualquer dica, vamos conhecer quem, afinal, compõe a Geração Z.
Quando se trata dos anos que delimitam essa geração, geralmente encontramos algumas variações. Entretanto, é um consenso que fazem parte da Geração Z todos aqueles que nasceram entre meados da segunda metade da década de 1990 e o começo dos anos 2010.
Como eu já mencionei, essas pessoas nasceram com os dois pés na internet. Essa, inclusive, é uma das maiores diferença entre essa geração e a geração de nossos pais, por exemplo.
Contudo, há mais características que devemos prestar atenção:
- Essa geração é engajada socialmente. Assim, eles estão a par de pautas relacionadas à inclusão, à equidade e à diversidade;
- Além disso, são comunicativos. Por terem nascido em uma era de fácil acesso aos diferentes meios de comunicação, o ato de socializar (virtual ou fisicamente) é natural para eles;
- Por serem socialmente engajados, também são menos propensos a aceitar rótulos e estereótipos;
- Outra característica notória é o pragmatismo. Como essas pessoas já viveram muitos momentos históricos e mudanças de grandes proporções, se tornaram mais pragmáticas.
Todas essas informações são importantes para você entender como se aproximar dessas pessoas.
Como a Geração Z usa a tecnologia?
Até então, eu citei várias características que dizem respeito ao comportamento geral da Geração Z. Contudo, a forma como eles usam a tecnologia também é diferente.
Um estudo realizado pela Atrevia e pela Deusto Business School, por exemplo, traz alguns insights sobre o assunto. Um deles é sobre a capacidade da Geração Z de prestar atenção em algum conteúdo.
Basicamente, estamos lidando com usuários cuja atenção se dispersa facilmente. Assim, se algo não os atrair de imediato, é improvável que eles deem uma segunda chance.
Por consequência, o seu esforço para criar um bom conteúdo deve ser maior. Mas, afinal, que esforço é esse? Agora, sim, vamos às dicas sobre como atrair consumidores da Geração Z.
5 dicas fundamentais para conquistar a Geração Z
1 – Trabalhe bem os seus valores
Como eu já disse, esse público tende a avaliar uma marca através de seus princípios e valores. Por isso, é fundamental que você defina os seus e os deixe bem claro para as pessoas.
Além disso, é necessário lembrar que promoções ou boas condições de pagamento são, sim, importantes. Porém, esse grupo de consumidores não considera apenas isso na hora de decidir onde comprar.
Entenda, portanto, que a sua marca deve ser completa. Deve, sim, continuar priorizando qualidade e boas ofertas. Porém, deve incluir nessa lista de prioridades a preocupação e responsabilidade com aquilo que tange o nosso lado emocional e humano.
Aqui, as ações são diversas. Esse valor pode refletir, por exemplo, na escolha de imagem para um anúncio. Ou ainda na forma como você trata os seus clientes.
2 – Proporcione experiências
Não é à toa que os serviços de streaming fazem tanto sucesso. Afinal, mais do que um serviço, eles são uma experiência completa, uma nova forma de assistir a um filme, por exemplo.
Se você ofertar uma experiência, as suas chances de conquistar a simpatia dessas pessoas é muito maior.
Às vezes, aliás, a experiência pode não ser o seu produto, mas sim o layout do seu site ou o processo de compra, por exemplo. N’outras, pode ser um brinde enviado junto ao produto, um teste gratuito de algum serviço ou a chance de fazer parte de uma comunidade de consumidores da sua marca.
3 – Ofereça autonomia
Por serem nativos digitais, esse público lida muito com a tecnologia sem precisar de ajuda. Logo, é imprescindível que você desenvolva plataformas no estilo self-service. Ou seja, ambientes nos quais essa geração não vai encontrar obstáculos para chegar ao objetivo que tem em vista.
A Geração Z tem pressa. Por isso, se um processo de compra significa atravessar etapas muito completas, ou depender de uma resposta do time de vendas, esqueça. Esse público não vai esperar.
Na prática, você deve oferecer, por exemplo, um layout intuitivo. Dessa forma, o usuário é capaz de “se virar sozinho” no seu site, sem delongas desnecessárias.
4 – Tenha um sistema dinâmico de atendimento
Você já se deparou com algum site no qual você precisa repetir a sua dúvida várias vezes, uma em cada etapa do atendimento? Pois é, isso afasta a Geração Z na hora!
Assim como demais consumidores da atualidade, essas pessoas desejam exclusividade e contato humano, além de uma aproximação personalizada. Por isso, seja caloroso, prático e ofereça uma comunicação simples e direta.
5 – Trabalhe com influenciadores
O trabalho dos influenciadores digitais já virou uma marca registrada dessa geração. Portanto, estabelecer esse tipo de parceria pode fazer a sua marca ser mais conhecida e aceita por esse público.
Contudo, é preciso ser criterioso na hora de escolher um. Antes disso, analise bem o seu público-alvo. Ademais, se certifique de que o influenciador é realmente um influenciador. Ou seja, garanta que, além de altos números de seguidores, essa pessoa também tenha engajamento.
Conhecer a Geração Z é um investimento no futuro
E no presente também, é claro. Afinal, esse público já representa uma parcela bem grande dos consumidores digitais no país e no mundo.
Contudo, o futuro também conta aqui, e eu não falo apenas do seu lucro no final do mês. Os jovens que hoje compõem a Geração Z vão crescer. Até lá, vão desenvolver suas características atuais e levar esses valores todos para o futuro também.
Por isso, analise agora o seu público. A Geração Z faz parte dele? Se sim, já passou da hora de dar a esse grupo a devida atenção.