Novembro chegou. Com ele, a expectativa de duas das datas comerciais mais importantes para o empreendedor: a Black Friday e Natal. Para o público, é hora de comprar. Para você, por outro lado, é hora de aproveitar o momento para potencializar as vendas.
Nessa época do ano, saiba que, mais do que nunca, é hora de se destacar da concorrência. Afinal, todas as marcas investem pesado nessas campanhas.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Portanto, se a sua intenção é investir pesado também, continue comigo. Hoje, eu vou dar algumas dicas infalíveis para a sua campanha te trazer bons lucros nesse final de ano.
1 – Considere o cenário de pandemia de Covid-19
Desde que a pandemia de Covid-19 começou, tivemos algumas mudanças no que diz respeito ao comportamento do consumidor.
Pesquisam apontam que muitas pessoas decidiram trocar de marca para reduzir custos, por exemplo. Além disso, há bastante gente que agora dá preferência para o comércio local. Ainda, muita gente resolveu gastar menos com serviços essenciais.
De todos esses insights, podemos concluir que, nesse ano, os descontos devem chamar atenção. Se o seu público deseja economizar, então, ajude ele. Ademais, trabalhe bem os seus valores, considerando que esse tem sido um forte critério de decisão de compra.
2 – Invista em tráfego pago
Nessa época, o mundo se torna uma vitrine. Logo, você não deve ficar de fora.
Trabalhe com promoções e descontos atraentes. Além disso, desenvolva uma identidade visual especial para as datas. Dessa forma, é possível atrair a atenção de mais gente para aquilo que você tem a oferecer.
3 – Ofereça descontos bons de verdade
Essa é uma dica bastante pertinente à Black Friday. Afinal, todos nós sabemos que é o momento no qual podemos encontrar excelentes descontos em muitas lojas diferentes.
Aqui, meu conselho é que você não utilize descontos pequenos, como 5% ou 10%. Por isso, o ideal é que você selecione apenas alguns de seus produtos ou serviços – os mais competitivos – e dê a eles descontos significativos. Esse tipo de promoção é muito mais atraente e irresistível do que uma loja inteira com descontos baixos.
4 – Crie uma jornada de compra completa
O impacto das duas datas é enorme para o comércio. Por isso, investir em uma jornada de compra completa pode ajudar a aquecer melhor o seu público.
Invista bastante em todas as etapas dessa jornada. Nesse momento, tanto o topo de funil quanto o fundo são importantes para que você converta mais.
Nessa estratégia, inclusive, você pode oferecer uma “prévia” de como serão essas datas na sua marca. Ou seja, oferecer alguns descontos e promoções agora para começar a “aquecer” os seus clientes.
5 – Analise o que os seus concorrentes estão fazendo
Aqui, a ideia não é que você ofereça preços muito abaixo do que é justo. Contudo, estudar as ações dos concorrentes é uma boa ideia para guiar a sua própria estratégia. Avalie como eles estão se comunicando, por exemplo. Além disso, verifique se as promoções e condições de frete estão atraentes.
Nesse momento, avaliar o concorrente é como encontrar uma fonte de ideias para você ter sucesso também.
6 – Revise sua política de frete
Se o seu frete demorar mais do que o prometido, o cliente nunca mais vai comprar com você outra vez. E, pior: ainda pode te difamar em seus canais de venda.
Portanto, se certifique de que o frete que você promete é aquele que você pode cumprir. Para isso, converse com fornecedores e acerte todos os detalhes possíveis. Não esqueça, ainda, de deixar o cliente a par de todos os passos de preparação da encomenda após efetuar uma compra.
7 – Capriche na estética das campanhas
Temos aqui duas datas que são extremamente visuais. Enquanto a Black Friday atrai os olhos com identidades impactantes, que anunciam descontos realmente imperdíveis, o Natal entra com toda a sua já bem conhecida magia.
De formas diferentes, ambas têm grandes chances de conquistar completamente o público através do design – se este for bem feito, é claro.
8 – Prepare o seu time de vendas e atendimento
Ambas as datas significam um aumento considerável de pessoas visitando o seu site e fazendo compras. Portanto, alinhe suas expectativas com o seu time de vendas e atendimento.
Nesse momento, é preciso prestar um atendimento rápido e atencioso. Ademais, é preciso lembrar de não deixar o seu cliente se sentir esquecido durante o atendimento.
Comece a se preparar já para a Black Friday e Natal
Por último, e definitivamente não menos importante, comece suas campanhas agora mesmo. Novembro já está aí e logo a Black Friday e Natal serão os principais assuntos em todo o comércio. Uma campanha sólida precisa ser trabalhada com antecedência.
E, lembre-se: se precisar de ajuda para fazer os seu negócio lucrar, saiba que eu posso te ajudar.