Não faz muito que falei por aqui sobre por que você deveria começar já a investir em anúncios. Em suma, a sua base de leads pode aumentar exponencialmente com essa estratégia. Seguindo na mesma linha de raciocínio, portanto, hoje eu quero falar sobre os elementos que não podem faltar no seu anúncio pago.
O que são esses elementos e por que eles são importantes?
Primeiramente, quero te contar uma coisa: sabia que vemos, todos os dias, entre 6000 e 10000 anúncios? Indiscutivelmente, é um número enorme. Agora, uma pergunta: você se lembra de cada um desses anúncios? É claro que não.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Muito provavelmente você lembra de apenas um ou outro. Às vezes, inclusive, pode ser que todos te passem despercebidos.
A propósito, tente pensar, independente da data, em um anúncio que te impactou de alguma forma. Conseguiu? Pois bem, então, responda: o que, exatamente, te chamou atenção nele? Com certeza foi um elemento visual: as cores ou a imagem, por exemplo.
Resumidamente, esses elementos são o que tornam o seu anúncio memorável. Ou seja, aquele que vai ter chances de se sobressair em meio a tanta concorrência.
Elementos que não podem faltar no seu anúncio pago
Vamos, portanto, ao ponto. Agora, vou listar alguns dos elementos mais importantes para um anúncio pago.
1 – Tipografia
Uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Por isso, nesse tópico eu trouxe uma marca que você reconheceria em qualquer lugar do mundo:
Lá no começo de sua história, como você pode ver, o logotipo da Coca-Cola era extremamente simples. Basicamente, não havia nada de muito memorável nele.
Atualmente, é impossível não ser impacto pela tipografia da marca. É óbvio que, quando se trata da Coca-Cola, falamos de uma gigante com uma estratégia colossal de marketing que vai muito além disso. Contudo, é inegável que a icônica tipografia tem, sim, um papel muito importante na hora de conquistar um espaço na memória do público.
Na prática, a tipografia que você escolher deve representar o humor da sua marca. Traços mais retos e finos, por exemplo, tendem a demonstrar mais seriedade. Ao mesmo tempo, fontes arredondadas e de traçado grosso podem trazer mais descontração para o anúncio.
2 – Imagens
Lembra quando falei sobre sermos mais visualmente atraído por rostos? Essa é uma das formas de usar imagens ao seu favor em um anúncio pago.
Nesse tipo de publicidade, muitas vezes uma imagem comunica de forma mais assertiva algo que as palavras talvez não fossem capazes de fazer. E de forma muito mais rápida, é claro. Afinal, estamos falando de anúncios nos quais o usuário vai dar uma breve olhada antes de clicar ou seguir em frente.
Às vezes, em vez de imagens, podemos apostar em elementos visuais semelhantes. Ilustrações, por exemplo. Ou infográficos, dependendo do que você deseja comunicar.
A escolha da imagem, é claro, depende da personalidade da sua marca e do objetivo do anúncio. Entretanto, na hora de decidir qual usar, de qualquer forma você deve considerar:
- O tamanho da imagem, que deve ser grande o suficiente para que você possa trabalhá-la devidamente;
- A resolução dela, que deve ser alta. Do contrário, o seu anúncio pode perder credibilidade.
3 – Espaço
Até então, eu sugeri ideias do que acrescentar em um anúncio pago. Agora, eu quero sugerir que você lembre de deixar um espaço sem nada nessa peça. Tudo isso para evitar o caos visual.
Se não houver certo espaço entre um elemento e outro, será difícil assimilar rapidamente todas as informações dispostas na imagem. Basicamente, o usuário não saberá exatamente para onde olhar e vai desistir antes mesmo de começar.
Esse espaço, aliás, não precisa necessariamente estar em branco. É possível, por exemplo, usar uma cor de fundo. Ou um padrão – outra vez: isso depende da personalidade da sua marca e do objetivo do seu anúncio.
4 – Cores
E por falar em cores, é hora de falar desse elemento importantíssimo para o resultado final. Primeiramente, você deve entender que as cores têm personalidade. Em suma, uma cor pode mudar completamente o sentido da mensagem que você está tentando comunicar.
O caso do McDonald’s é uma boa forma de observar essa teoria na prática. Na Europa, a marca decidiu ficar mais verde. Após ser repetidamente acusada de ser uma “inimiga do meio ambiente”, a rede deu essa guinada na identidade visual para remeter a algo mais saudável.
Na dúvida sobre qual cor usar, recorra às cores usadas em sua marca. Além disso, você deve considerar o que a sua mensagem está tentando passar. Credibilidade? Descontração? Seriedade?
Outra dica que tenho para você é sobre como combinar melhor as cores. Afinal, dificilmente você usará uma só, certo? Na dúvida, você pode conferir esse círculo de cores aqui:
Funciona assim: cores que estão opostas umas às outras são complementares. O roxo e o amarelo, por exemplo, combinam perfeitamente. Se o seu anúncio tem a cor azul como predominante, talvez a laranja pode causar o contraste que você deseja.
5 – Linhas e formas geométricas
Aqui, temos mais elementos que podem complementar e enfatizar o sentido da sua mensagem. Linhas e formas geométricas podem ser usadas, por exemplo, para melhorar a disposição das informações no anúncio.
Além disso, podem trazer a ideia de movimento ou espaços adicionais de texto.
Para utilizá-las, é preciso saber controlar a dose. Afinal, o uso em exagero desses elementos pode causar poluição visual no seu anúncio.
Dica extra: tenha um profissional que entende do assunto ao seu lado
Sabe o que todos esses elementos têm em comum? Suas funções vão muito além da estética. O objetivo desse artigo, a propósito, não é te ajudar a criar anúncios que são apenas bonitos. Eles devem ser, portanto, assertivos. Devem atrair o olhar e comunicar com maestria a mensagem desejada.
E para que você possa se comunicar além das palavras, é preciso encontrar o equilíbrio entre diversos elementos – como estes que vimos até aqui.
Nesse caso, minha recomendação é que você tenha ao seu lado um profissional da área. Um designer, por exemplo, tem o domínio desse conhecimento e pode te oferecer um trabalho mais eficiente e assertivo.
Lembre-se: um anúncio pago precisa se destacar da concorrência
No começo desse artigo, inclusive, você deve ter reparado que a concorrência é enorme. Por isso, não economize esforços no momento de criar um anúncio pago impactante e que realmente atraia o seu público ideal.
As imagens são cruciais para anúncios pagos