Seja como profissional ou como empresário, estar fora do marketing digital é estar desconectado do mundo. Por isso, se você ainda se encontra nessa situação, é hora de mudar.
O mundo atual está completamente online. Você, por exemplo, não está lendo esse artigo em um papel impresso. No seu tempo livre, inclusive, muito provavelmente você confere o que há de novo nas redes sociais.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Pensemos agora em como o consumo online funciona. Na pandemia, as compras pela internet aumentaram. Entretanto, antes mesmo deste período, o e-commerce já era uma tendência.
Transações bancárias e educação a distância são outras maravilhas do mundo moderno.
Assim, não é de se espantar que o marketing digital seja uma área em ascensão. Afinal, as empresas precisam se comunicar com o seu público onde eles estão. E, é claro, nesse momento é na internet que estamos.
Desse modo, o marketing digital representa um futuro próspero para todo mundo – seja nos negócios, seja na sua carreira.
Hoje, eu vou te ajudar a dar os seus primeiros passos nessa área, independente dos seus objetivos por aqui.
Como começar no marketing digital sendo uma empresa
Por incrível que pareça, muitas empresas ainda estão offline. Ao tentar buscar seus nomes no Google, por exemplo, pouquíssima coisa se encontra. Às vezes, nem sequer as formas de contato.
As redes sociais também ainda são um mistério para muitos empresários. Enquanto marcas faturam e conquistam leads com o Facebook e o Instagram, outras ainda existem apenas em cartões e panfletos.
Nesses casos, começar pode ser complicado. Entretanto, não é impossível. Para isso, eu trouxe algumas dicas:
- Defina seus objetivos: e, é claro, entenda a grandiosidade da mudança que você está prestes a empreender. Se tornar digital é muito mais do que um posicionamento, é uma mentalidade;
- Invista em um site: a maioria das pessoas recorre ao Google antes de decidir se vai ou não comprar um produto – ou de quem vai comprar. Por isso, você precisa estar no buscador e ser encontrável também. Aqui, lembre-se de investir em um site responsivo e otimizado para SEO. Dessa forma, será mais fácil para os consumidores te encontrarem;
- Crie redes sociais: porém, descubra antes quais são ideais ao seu perfil. Depois, trabalhe para publicar conteúdo relevante nelas. É nesse ponto que você vai começar a construir a sua personalidade digital – e você precisa ser memorável;
- Mantenha tudo atualizado: ou seja, site e redes sociais. Se você não oferecer informações corretas e atualizadas, os clientes podem desistir de você. Na era do marketing digital, queremos agilidade e facilidade.
Empreenda sua estratégia de marketing digital com a ajuda de um especialista
À primeira vista, talvez minhas dicas pareçam simples e fáceis de aplicar. Afinal, a lista é bastante enxuta e superficial – realmente um guia rápido de primeiros passos.
Contudo, o marketing digital tem suas nuances. É preciso, por exemplo, saber para quem você está criando o seu conteúdo. Além disso, é necessário entender como alimentar o seu site, quais cores usar e com qual tom de voz escrever seus artigos.
Na hora de criar anúncios, por outro lado, é preciso ter visão de negócio. Não obstante, é preciso entender de comportamento digital.
Por isso, se hoje a sua empresa é completamente offline, considere ter junto de si um profissional (ou uma equipe) que já entenda do ramo.
Como começar no marketing digital sendo um profissional
Sendo uma área em constante crescimento, é óbvio que o marketing digital tem atraído os olhares de muitos futuros profissionais. Na hora de escolher uma profissão, o número de jovens dispostos a trabalhar com a internet é cada vez maior. E eles estão certos, inclusive. Afinal, é uma das áreas mais promissoras para o futuro.
Se você almeja se tornar um profissional do marketing digital, então, eu também tenho dicas para te dar:
- Considere uma graduação da área de comunicação: esse é um caminho clássico, mas que ainda abre muitas portas. Além disso, na faculdade você terá acesso a conhecimentos e vivências que vão te formar pessoal e profissionalmente. Não obstante, também é um bom lugar para ter suas primeiras experiências profissionais e estabelecer uma boa rede de networking;
- Invista em cursos de especialização: o marketing digital é uma área em constante evolução e que se desdobra de mil formas diferentes. Por isso, além de noções gerais, é preciso saber no que você deseja trabalhar para ir a fundo nesse objetivo;
- Seja curioso, consuma conteúdos regularmente: felizmente, o marketing digital traz consigo uma inundação de bons conteúdos para serem consumidos. Atualmente, temos blogs, webinares, cursos, perfis em redes sociais, canais no YouTube e muitos outros locais para você se tornar mais interessante e munido de boas referências. Estar aqui, nesse blog, inclusive, é um excelente sinal de que você deseja ser bom no marketing digital;
- Busque ter experiências na área: o marketing digital na prática é uma escola. É no dia a dia que você vai se expor a inúmeras situações que vão te fazer crescer na área. Além disso, são essas experiências que vão construir o seu currículo e possivelmente te abrir portas no futuro.
Invista em projetos pessoais
Essa é uma dica bastante válida tanto para futuros profissionais, quanto para empresários. Afinal, um projeto pessoal é um excelente lugar para praticar tudo o que você aprende. Por consequência, te possibilita ver o marketing digital e suas nuances de forma mais acurada.
Muitos escrevem blogs, ou criam um perfil no Instagram para divulgar algum talento ou atividade que desempenha – como desenhos, dicas de viagem etc. Além de te trazer satisfação pessoal – e agregar no seu currículo, esse tipo de projeto é um bom exercício.
Nele, você vai ter contato e prática diretos com as ferramentas do marketing digital. Vai, ainda, conhecer o seu público e aprender a se relacionar com ele. Em suma, vai vivenciar uma experiência completa na área.
O marketing digital é um aprendizado constante
Basicamente, o marketing digital tem dois pilares bem importantes: o comportamento humano e a tecnologia. Ambos, inclusive, podem mudar e se desenvolver com bastante frequência.
Por isso, se você está pensando em migrar para esse mundo – e você deveria fazer isso – é preciso saber que o estudo vai ser constante. O tempo todo nos deparamos com novidades e tendências, e isso é fascinante.
Por fim, eu espero que você acaba se tornando tão apaixonado por marketing digital quanto eu sou. Inclusive, sempre que quiser conversar sobre o assunto e ter insights sobre o tema, não hesite em entrar em contato comigo!
Realmente o Marketing Digital é fantástico para se investir na realização de projetos pessoais, construí-lo do zero e fazer um lançamento de sucesso.
Isso é o me encanta
Parabéns pelo artigo!
Investir em um site e fazer com que ele seja responsivo, rápido e esteja correto com técnicas de SEO é muito importante para que os conteúdos sejam encontrados nos buscadores.