Quando se fala em tendências de marketing, pensamos no futuro. Geralmente, as listamos no começo de cada ano e nos preparamos para o seu fortalecimento.
Entretanto, hoje eu te convido a abrir os olhos para o presente. Afinal, temos tendências que estão ganhando força agora mesmo, enquanto eu escrevo este artigo e enquanto você o lê.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Por que, então, esperar para aproveitar essas tendências na sua estratégia? Vamos a elas:
1 – IGTV
Você notou que, há algum tempo, o Instagram tem evidentemente incentivado a publicação de vídeos? O IGTV foi a primeira grande mudança que deixou isso claro. Se você procurar agora pelo perfil de qualquer influenciador, verá o ícone do IGTV lá.
Nele, usuários podem postar vídeos com duração mínima de 1 minutos e máxima de 15 minutos. Se o vídeo for carregado pelo navegador, entretanto, a duração máxima pode ser de 60 minutos.
Ao publicar um vídeo no IGTV, ele não vai parar no feed diretamente. Para isso, então, é preciso optar por publicá-lo lá também.
O IGTV fez os vídeos ganharem força na plataforma. Entretanto, ele não veio sozinho. Essa afirmação, aliás, nos leva à segunda tendência de marketing:
2 – Reels
O Reels também tem foco em vídeo. Contudo, está mais ligado aos stories do Instagram. Nessa função, há ferramentas para você editar vídeos rápidos, de até 30 segundos.
Quem dá aquela olhada nos stories com frequência – e, acredita, muita gente o faz – deve ter reparado em como os vídeos têm predominado o ambiente. Isso porque o vídeo é a tendência da vez.
Sabia que, segundo o YouTube, 91% das pessoas aumentaram seu tempo na plataforma depois que a pandemia começou? Além disso, alguns dados publicados pela Wyzowl também nos provam o sucesso desse formato:
- 66% das pessoas escolhem um vídeo para entender mais sobre um assunto;
- 87% dos consumidores fizeram uma compra logo após assistir a um vídeo;
- 96% das pessoas assistiram a um vídeo explicativo para entender melhor um produto ou serviço.
Convencido?
3 – TikTok
Não dá pra falar de vídeos e de tendências de marketing sem mencionar o gigante do momento: o TikTok. Aliás, os Reels foram criados como uma forma de não perder público para a rede social.
De acordo com a App Annie, o TikTok foi o aplicativo mais baixado de 2020. O impacto dessa rede exclusiva de vídeos é tanto que pode ser notado em nosso dia a dia. Ainda não viu ninguém gravando um TikTok na rua? Eu duvido. Aqui vai outra: percebeu que muito do conteúdo compartilhado no Facebook e no próprio Instagram são TikToks?
Para adolescentes e jovens entre 16 e 23 anos, o TikTok é a principal rede social do momento. Até aqui, você já deve ter percebido a influência que a plataforma tem atualmente. Não é de se estranhar, então, que tantas marcas estejam migrando para lá. Afinal, um bom empreendedor está onde seu público também está, não é?
4 – Podcasts
A era dos vídeos vem para nos lembrar que as pessoas querem consumir conteúdos de formas cada vez mais rápidas. Assim, os podcasts também estão no jogo.
Este formato, aliás, pode ser uma excelente ferramenta para o marketing de conteúdo. Isso porque, com ele, você ainda vai encontrar pouca concorrência. Não se engane: o mercado do marketing de conteúdo é extremamente competitivo. Contudo, apesar do boom dos podcasts, se você pesquisar por um assunto muito específico, não vai encontrar tantos resultados. Ou seja, é a sua chance de se destacar.
Além disso, pode ofertar um conteúdo de valor para o seu público. Aqui, eu falo muito da importância de educar o seu consumidor. Com um podcast bem produzido, é possível começar esse processo e conquistar novos leads.
5 – Assistentes virtuais
Raros são os sites que, hoje em dia, não possuem pelo menos um chatbot. Aquela janelinha que surge no canto da tela para responder perguntas, sabe?
Não obstante, quando se fala em assistente virtual, é difícil não lembrar de nomes como Magalu e Nat Natura. Cada vez mais marcas têm aderido à tendência. Hoje, esses personagens conquistaram o seu espaço entre o público. Em outras palavras, se tornaram tão conhecidos quanto pessoas de verdade.
De onde vem essa tendência? Da necessidade de humanização do consumo. Hoje, um cliente dificilmente vê um produto ou serviço apenas como uma venda. Pelo contrário: ele vê como um conceito, algo digno de uma boa avaliação antes da decisão. Assim, os assistentes virtuais vêm para ajudar nesse processo.
Para pequenas e médias empresas, talvez ter um assistente virtual como a Magalu pareça surreal. Entretanto, é possível se adaptar à tendência do seu jeito. Você pode, por exemplo, ter um profissional disponível para responder perguntas em seu site, em tempo real.
Se adapte já às tendências de marketing
Se estas tendências estão se desenvolvendo agora, isso significa que o momento está quentíssimo para você começar a aproveitá-las. Lembra o que falei sobre estar onde o seu público está? Esta máxima nunca fez tanto sentido. Afinal, a maioria dos usuários estão consumindo, neste exato momento, as tendências de marketing que você acabou de conhecer.
Está esperando o que para começar? Se precisar de ajuda, conte comigo!
4 Comentários