Às vezes, a sua empresa nem sequer está em uma situação ruim. No começo, você não se preocupa, pois acredita que o nome disso é estabilidade. O tempo passa e a verdade vem: a sua empresa está estagnada.
O lucro não aumenta. Além disso, os clientes permanecem os mesmos e até os funcionários parecem acomodados. Se identifica com essa situação? Se sim, saiba que está na hora de fazer algo para mudá-la.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Isso porque agora o momento até pode parecer de calmaria. Entretanto, eu te garanto uma coisa: o futuro não é gentil com as empresas estagnadas. Eu já vi muitos empreendedores passarem por isso. No fim, o resultado da falta de ação é o seguinte:
- A empresa será passada para trás pelas concorrentes que estão se esforçando para expandir e conquistar mais espaço no mercado;
- Consequentemente, os clientes dessa empresa gradualmente a abandonarão;
- A vulnerabilidade se tornará um problema maior. Isso por que a estagnação enfraqueceu a estrutura da empresa;
- A insatisfação com a empresa será generalizada e atingirá até mesmo os funcionários. Afinal, não encontrarão mais uma motivação para trabalharem melhor, uma vez que o local já não apresenta nenhum futuro.
Você não quer ter que lidar com isso, quer? Eu tenho certeza que não. Portanto, o primeiro passo para não deixar que a sua empresa fique estagnada é saber identificar os sinais que indicam. Exemplo: quais os erros que estão sendo cometidos e que a impedem de evoluir? Como saber se minha empresa está estagnada?
Cada caso é um caso. Ou seja: a estagnação pode se apresentar de formas diferentes de acordo com cada empresa. Mesmo assim, alguns sinais podem ser comuns para todas. Eles têm, contudo, origens em erros bastante recorrentes.
O faturamento é basicamente o mesmo dos anos anteriores
Faça o seguinte experimento: cheque quanto a sua empresa faturou em determinado período. Depois, compare com os ganhos do mesmo período do ano anterior. Se não houve nenhuma mudança significativa, a empresa está estagnada.
Como resolver: o que uma empresa precisa para lucrar mais? Vender, é claro. Portanto, é nas vendas que você vai concentrar os seus esforços. Lance um novo produto, se possível. Otimize a experiência do cliente, invista em uma campanha de marketing agressiva. Não menos importante: invista na sua equipe de vendas, pós-vendas e suporte. Por que um cliente voltaria a comprar, se o atendimento recebido não foi bom?
Os custos operacionais têm sido bastante altos
Muitas empresas insistem em manter, por exemplo, sistemas de gestão que já não são mais tão eficientes. Na ponta do lápis, não abrir mão desse sistema representa um custo que poderia ser cortado.
Organizações podem ter muitos gargalos como esse. Um produto que está no estoque há meses e não tem giro, por exemplo. Ou funções que não têm sido tão bem desempenhadas quanto poderiam… Em suma, a resolução desse problema está justamente na constatação das falhas.
Como resolver: para fazer essa constatação, faça uma análise completa e bem detalhada do seu negócio. Dessa forma, você vai conseguir se concentrar totalmente nos seus processos. Por consequência, vai identificar falhas com mais clareza. Quando identificá-las, então, comece a traçar estratégias para resolvê-las, uma de cada vez.
Os clientes têm reclamado com frequência
A opinião dos clientes é um termômetro de como a sua empresa está se saindo no mercado. Afinal, eles sempre têm algo a dizer. As reclamações são constantes? Então, não há mais dúvidas. De fato a sua empresa está deixando a desejar em algum ponto.
Como resolver: simples, ouça seus clientes. Geralmente, as reclamações são bastante específicas e entendê-las não vai demandar muito esforço. Portanto, liste quais pontos devem ser melhorados e comece a trabalhar para recuperar a satisfação de seus clientes.
Uma dica extra! Se você leu e pensou: “ah, mas eu nunca ouço uma reclamação da minha empresa”, é porque provavelmente as reclamações não chegam até você. Fale com sua equipe de atendimento, interaja por algum tempo com alguns clientes, por exemplo. Dessa forma, você vai conseguir entender onde podem estar os problemas de atendimento.
Sua empresa já não tem inovado tanto
Há muitos gerentes que tentam justificar a estagnação afirmando que “sempre fizemos assim e deu certo”. Algumas estratégias podem, sim, ter dado muito certo no passado. Infelizmente, isso não significa que elas continuem sendo adequadas agora, no presente. A empresa que não tenta se adaptar ao futuro está fadada a ter seus dias de lucro e prosperidade restritos no passado.
Como resolver: a inovação pode vir de diversas formas. Pode ser a necessidade de comprar um maquinário novo, por exemplo. Talvez você precise de um sistema que integre todos os setores da sua empresa. Outro caminho é a adesão ao marketing. Ou seja: aprender a se posicionar no mercado de forma assertiva e que impacte de verdade a percepção de seus clientes (e futuros clientes).
Se a sua empresa está estagnada…
…e você não sabe por onde começar o processo de correção de seus erros, está na hora de buscar a ajuda. Para isso, você precisa de um profissional que saiba como fazer o seu empreendimento se reerguer. Ou que ainda esteja pronto para te ajudar a identificar as razões pelas quais seu negócio parou no tempo.
Não importa a razão pela qual a sua empresa está estagnada. O primeiro passo é comum para todas as situações: você precisa começar a agir agora.