O título já deixa implícito a premissa deste artigo: um líder não precisa necessariamente nascer com essa habilidade. É perfeitamente possível aprimorá-la ao longo da sua vida (e carreira).
Dito isso, é natural que você se pergunte como, então, é possível se tornar um líder.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Primeiramente, é importante que você saiba que essa não é uma mudança que acontece do dia para a noite. Pelo contrário: é necessário esforço contínuo.
Para isso, eu separei algumas dicas para te ajudar.
1- Saiba se comunicar
Acima de tudo, líderes são excelentes comunicadores. Aqui, a comunicação deve abranger toda a rotina dessa pessoa. Por exemplo: é preciso manter os funcionários a par da situação da empresa.
Além disso, um bom líder sabe comunicar expectativas e dar feedbacks construtivos para a equipe. Nesse tópico, a transparência na comunicação também é algo a ser destacado.
2- Aprenda a identificar talentos
Um líder lida com pessoas o tempo todo. Logo, lida com talentos. É preciso saber identificar talentos e aproveitá-los.
E não somente isso. É fundamental, ainda, que você tenha tato para estimular esses talentos. Às vezes, o próprio funcionário não percebe que é talentoso. Ao acreditar em seus potenciais, você consegue incentivar as pessoas a darem o seu melhor.
3- Valorize seus relacionamentos
Notou que, até aqui, eu falei muito sobre lidar com pessoas? Seja qual for a sua área de atuação, você com certeza trabalha com pessoas.
No fim, o sucesso de uma empresa depende do esforço e do bom relacionamento de todos. Inclusive, são esses vínculos que vão te levar mais longe.
4- Exerça sua influência de líder de forma positiva
Estando na posição de líder, é natural que você exerça influência sobre as outras pessoas. Aliás, isso é algo impossível de ser evitado.
Dessa forma, aprenda a causar um impacto positivo na vida de quem está ao seu redor.
5- Seja líder, mas seja humilde
Um líder não é alguém que sabe tudo. É, pelo contrário, alguém que não sente medo de aprender.
Aliás, vale lembrar que um líder também não é sinônimo de superioridade. Portanto, lembre-se: um líder de verdade sabe trabalhar de forma horizontal, ao lado de seus companheiros.
6- Estimule a sua equipe a pensar
Aqui, você precisa aprender a dar espaço para a sua equipe crescer. Além disso, deve ainda estimular esse crescimento, fazer parte.
Essa, inclusive, é uma forma de exercer influência positiva sobre as pessoas. Lembra da dica 4, certo?
7- Faça com que sua equipe se sinta segura
A liderança não é um espaço passível de intimidação. Entenda: liderar não é sobre poder. É, na verdade, sobre inspirar.
Se a sua equipe se sentir intimidada por você, não será capaz de expressar opiniões ou de promover melhorias na empresa, por exemplo.
Por isso, encoraje cada funcionário a se sentir uma parte importante do todo. Se empenhe, portanto, em construir um ambiente saudável e confortável para todas as pessoas.
Você pode, sim, se tornar um líder
Tudo o que você precisa é cultivar esse espírito de liderança dentro de você. Inclusive, eu repito: essa mudança não acontece do dia para a noite.
Portanto, se você deseja ser um líder, comece agora. Além disso, exercite todas essas habilidades sempre, não apenas durante o expediente.
Afinal, a “hora certa” de começar a ser um líder não existe. Na verdade, já estamos todos prontos desde que nascemos. Basta que ousemos começar.
1 comentário