Inovar, inventar, reinventar. Em suma, a criatividade é isso. Aliás, a criatividade não é um dom. É, na verdade, uma habilidade. Portanto, para ser mais criativo, tudo o que você precisa fazer é exercitar a sua criatividade.
Para muitos, a criatividade é atrelada apenas à arte. Às pinturas, à música, à escrita, por exemplo. Porém, eu te garanto que não é assim. Você, empreendedor, necessita de criatividade também. E não são em poucas situações que você vai usá-la. Dessa forma, é necessário criatividade para resolver problemas, definir estratégias, falar com o seu público e por aí vai.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Por que deixamos de ser criativos?
Sim, estou assumindo que todos nós já fomos criativos algum dia. E fomos mesmo: a infância é a parte da vida onde a nossa criatividade está a mil. De lá para cá, para muita gente, essa habilidade se perde.
A Nasa, inclusive, fez um estudo sobre esse assunto. Primeiro, aplicou uma pesquisa entre seus engenheiros e cientistas. Em seus resultados, constatou que apenas 2% deles eram considerados como “gênios da imaginação”.
Após, a mesma pesquisa foi feita com crianças. Dessa vez, 98% foi o total de crianças que se enquadraram na definição. Depois de 5 anos, as mesmas crianças foram o objeto da pesquisa outra vez. O resultado foi que apenas 30% delas ainda eram altamente criativas. Em seus 15 anos, a porcentagem caiu para 12%.
Aonde eu quero chegar com isso? Basicamente, eu quero dizer que a vida adulta pode sufocar a nossa criatividade. Nessa fase da vida, portanto, precisamos nos esforçar um pouco mais para não perdê-la de vez.
Preparado para finalmente dar um boost na sua?
Como posso me tornar um empreendedor mais criativo?
A criatividade não nasce com você. Ou seja: não é natural. Então, para desenvolver a sua eu recomendo que siga essas dicas:
1 – Estude e absorva muitos conteúdos e referências
Em outras palavras, seja curioso. A equação, nesse caso, é bastante simples: quanto mais conhecimento você absorve, mais criativo fica.
Aliás, se enganam aqueles que acreditam que “absorver conhecimento” significa se resignar a uma área só. Pelo contrário, você deve exercitar a sua curiosidade e buscar saber o máximo de referências possível. Inclusive, isso vale para todo tipo de assunto.
Faça, portanto, dessa dica a sua rotina. Finalmente, sua cabeça vai estar cheia de informações e referências. Assim, finalmente vai perceber que pode facilmente transformá-las em ideias. Não somente simples ideias, mas aquelas que podem ser perfeitamente aplicáveis aos negócios.
Algumas dicas extras pra você absorver novos conteúdos e referências:
- Assista a diversos Ted Talks
- Ouça podcasts sobre vários assuntos
- Acompanhe pessoas que são referência pra você
- Leia novos livros
2 – Se mantenha atualizado
Notou que, ultimamente, o mundo inteiro parece operar em ritmo acelerado? Se você não acompanha essa velocidade, logo se torna alguém capaz de oferecer apenas soluções que já existem. E mais: de expor ideias que já são batidas.
Ser criativo, enfim, é expandir esses limites.
E a melhor forma de expandir, nesse caso, é buscando informação de forma constante. Na prática, isso significa ler notícias, acompanhar tendências, ouvir podcasts e tudo aquilo que pode fornecer um conteúdo fresco para você.
A dica aqui é: não fique apenas nos caminhos óbvios (livros, cursos etc). Você pode participar, por exemplo, de mentorias e grupos de empresários da sua região. Mais ainda: participe de Grupos e Canais de Telegram específicos de alguma área (como o Daily Growth da Growth Leaders Academy), listas de e-mail e muito mais.
Hoje em dia existe uma inifinidade de formas e formatos de receber e absorver informações. Portanto, vá atrás do que não é óbvio.
3 – Pergunte-se o que pode ser feito diferente
Faça desse exercício uma rotina. Depois, você nunca mais vai tomar uma decisão sem fazer essa pergunta a si mesmo antes.
- Como posso inovar o modo como eu me comunico com meus clientes?
- Como posso tornar essa experiência mais marcante?
- Há outros jeitos de realizar essa tarefa diária?
No começo, responder isso parece difícil. Entretanto, eu garanto: com o tempo, fica mais fácil. E não é só isso! Ademais, você também ficará cada vez melhor em encontrar respostas mirabolantes e, claro, criativas.
4 – Se submeta a novas experiências
Quando vivemos no piloto automático e a nossa rotina é só “mais do mesmo”, seu cérebro carece de estímulos criativos. Assim, não tem jeito: experimentar coisas novas é preciso.
Se sair da zona de conforto é algo que ainda te assusta, então, comece pequeno. Escolha um novo caminho para ir até o trabalho, por exemplo. Depois, experimente passos maiores. Que tal escolher um hobby?
Muitas pessoas optam por aprender a desenhar, ou a tocar um instrumento. Afinal, talvez cozinhar faça bem a você. Aqui, vale tudo, desde que você se permita viver coisas novas.
5 – Tenha uma visão ampla sobre as coisas
Não foque apenas nos detalhes. Isso porque, dessa forma, você perde toda a complexidade e riqueza de referências que o todo pode te oferecer.
Tome a sua empresa como exemplo. Ao prestar atenção apenas nas suas tarefas diárias, você não compreende totalmente o funcionamento do resto dos setores.
O que os seus funcionários fazem? Como o produto é feito? Ou como o serviço é desenvolvido? Quanto mais detalhes você souber sobre uma situação, mais criativo se torna. Na mesma proporção, quanto mais criatividade, mais capacidade de inovar e crescer.
Como a criatividade pode mudar o meu lado empreendedor?
Se destacam todos aqueles empreendedores que ousam. Ou seja: ousam inventar, inovar, explorar possibilidades e compartilhar novas ideias. Afinal, essas invenções e possibilidades e ideias vêm de onde? Do lado criativo do seu cérebro, é claro. Esse que você acabou de aprender a estimular.
Na prática, o seu lado profissional vai crescer e se tornar mais atraente. E não só isso: o seu lado pessoal também. Você vai se tornar mais interessante, esperto e ágil. Enfim A falta de inovação não será mais um problema para o seu negócio.
Enfim preparado para começar agora a se tornar mais criativo?
3 Comentários