“Espírito empreendedor” é uma expressão que, aparentemente, veio para ficar. De todos os lados, vejo muitas pessoas se referirem a ela como uma forma de mostrar que empreendedorismo é um dom. Hoje, entretanto, eu gostaria de questionar essa ideia. Afinal, para mim, o empreendedorismo não é uma dádiva dominada por poucos: eu acredito que todo mundo pode ser empreendedor.
O mito do empreendedorismo como dom
Por definição, um “dom” é uma aptidão supostamente natural, que nasce conosco e que desempenhamos sem muito esforço. Se levarmos em consideração esse ponto de vista, é como se estivéssemos afirmando que apenas algumas pessoas podem ser empreendedoras. Ou seja — aquelas que tiveram a sorte de nascer com o dom correto.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Eliminamos da equação todo o esforço e o estudo aos quais as pessoas podem se submeter para se tornarem empreendedoras. Sem falar nos sonhos, na dedicação, na vontade de prosperar. Para mim, é isso que uma pessoa precisa para ser empreendedora.
Se tornar um empreendedor é uma escolha
Outras pessoas e empresas questionam a ideia de que o empreendedorismo é uma tendência natural. A Fundação Kaufmann, por exemplo, elaborou uma pesquisa chamada “Anatomia de um Empreendedor”. Um dos resultados obtidos é que 52% dos empreendedores bem-sucedidos são os primeiros de suas famílias a realizarem esse feito. Ou seja: não há nenhuma genética envolvida no sucesso.
É claro que há pessoas que têm mais facilidade e propensão para desenvolver suas habilidades. Há quem goste de lidar com números, por exemplo. Ou pessoas que aspiram se tornar líderes. Entretanto, eu reforço: isso são facilidades. Para se tornar um empreendedor, não há nenhum segredo, nem mistério. Pelo contrário: tudo vai depender das suas atitudes.
O que é uma atitude empreendedora?
Para você, o que é ser empreendedor? Para muitas pessoas, a resposta é: alguém que abriu seu próprio negócio. A definição não está incorreta, é claro. Mas não é só isso.
Um empreendedor é um visionário. Não importa se você é um funcionário, ou um líder. Você gosta de assumir riscos e responsabilidades no seu trabalho? Então, já está construindo uma postura empreendedora.
Eu também gosto de lembrar que é empreendedor todo aquele que se esforça para construir suas próprias oportunidades. Isso significa não esperar que elas apareçam. Você é pró-ativo? Gosta de estar sempre em movimento, a par de tudo? Sente prazer em ser participativo no trabalho? Se você respondeu “sim” para essas perguntas, então você também é um empreendedor.
Como se tornar um empreendedor?
Ter a própria empresa é só a ponta do iceberg. Criatividade, ousadia, resiliência, inovação, senso de oportunidade… Eu poderia fazer uma lista enorme de quais características você precisa desenvolver para ativar o seu espírito empreendedor. E tenha certeza: todos nós temos um.
No entanto, tenho certeza de que, a essa altura, você deve estar se perguntando como assumir uma postura empreendedora. Acertei? Então, presta atenção nestas dicas:
1 – Seja curioso
Estar aqui, lendo esse artigo, é um reflexo de que você nutre uma curiosidade dentro de si. A pessoa curiosa tende a ter fome de conhecimento. A viver em busca de novas informações, por exemplo. Ou novos jeitos de ser e realizar tarefas. A curiosidade vai te tornar uma pessoa estrategista e dinâmica.
2 – Desenvolva autonomia
Aprenda a se autogerenciar e a tomar decisões por conta própria. Isso porque quando você deixa de ser dependente da aprovação alheia para agir, se torna mais propenso a enxergar oportunidades e potencial por si próprio.
3 – Exercite diferentes pontos de vista
Muitas vezes, na correria da rotina, vivemos os nossos dias como se estivéssemos usando uma viseira. Assim, focamos só em um pequeno recorte da realidade. Por consequência, não tentamos enxergar as coisas por meio de novos ângulos. Quando você exercita essa habilidade, vai perceber novas formas de executar o seu trabalho. Além disso, verá novas ideias que antes passavam despercebidas.
Não volte a duvidar: todo mundo pode ser empreendedor
Lembra que, no começo deste artigo, eu desconstruí a ideia de que ser um empreendedor só é possível quando você já nasce com esse espírito dentro de si? Então, muita gente sente medo de empreender por acreditar nesse mito.
Se você é (era!) uma dessas pessoas, saiba que todo mundo pode ser empreendedor. Absolutamente todo mundo. Para isso, basta estudar e assumir uma postura empreendedora. Basta ter muita vontade e coragem. E mesmo essas habilidades podem ser trabalhadas. Acredite: tudo é possível.
Você só precisa, afinal, querer e se cercar de pessoas que te ajudarão a ser melhor.
2 Comentários