O termo, aliás, é frequente. Quem utiliza estratégias de marketing no trabalho, certamente já ouviu falar em User Experience (UX).
Sua tradução literal é “experiência do usuário”. Entretanto, na prática, o que isso significa exatamente? Onde aplicamos?
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Continua comigo que nós vamos entender juntos tudo sobre a UX.
Antes de tudo: do que a User Experience se trata?
O próprio termo já entrega o jogo. User Experience existe para proporcionar ao público uma experiência agradável no ambiente digital da sua empresa.
Para essa estratégia ser aplicada, primeiramente é preciso entender de comportamento humano. O que isso significa, então?
Pesquisadores dessa área estudam as preferências dos usuários. Ou ainda qual a lógica é usada por eles ao navegar em um site, ao utilizar um produto, um aplicativo, etc.
A partir disso, se cria uma estratégia de UX. Essa, por sua vez, tem três pilares principais:
- Utilidade: o serviço ou a ferramenta é útil para o cliente?
- Facilidade: é fácil para o cliente? O cliente encontra dificuldades para encontrar o que precisa?
- Prazer: usar suas ferramentas e serviços é interessante e divertido de alguma forma?
Explorar essas questões é o mesmo que mapear as necessidades dos usuários. Por consequência, você terá o necessário para desenvolver uma experiência inesquecível para eles.
Por que UX é importante?
A experiência é o que faz o seu cliente comprar ou não com você. E mais: é também o que faz ou não com que ele volte.
No fim, tudo é sobre experiência. O preço, o atendimento e a qualidade, por exemplo, são experiências também. No ambiente digital, temos ainda outros aspectos. Nesse caso, o design, a usabilidade e a facilidade de acesso também contam pontos.
A experiência, portanto, interfere no modo como o seu cliente enxerga a sua marca. Quando ela é positiva, é mais provável que os clientes recomendem sua marca.
Além disso, aumenta o tráfego orgânico do seu site e facilita a aquisição de novos leads. O tempo de permanência na página também aumenta, falando nisso. E quanto mais tempo um usuário passa no seu site, mais chances você tem de conquistar uma conversão.
Uma boa Experiência do Usuário (UX) também leva o consumidor a comprar mais de você. Afinal, se um cliente absorve bem o seu conteúdo, é mais provável que ele o escolha na decisão de compra.
Como aplicar User Experience em um site?
No ambiente digital, os sites são um dos principais focos da estratégia de UX das empresas.
Por isso, eu fiz um checklist de tudo o que o site da sua empresa precisa ter para fornecer uma boa experiência aos visitantes.
- O carregamento deve ser rápido: se a página demora para carregar, é improvável que os visitantes esperem por muito tempo
- Ele deve ser acessível e responsivo: É possível abrir o seu site em qualquer plataforma? (Android, iPhone, Tablets, TVs, etc)
- A usabilidade precisa ser fácil: o cliente não pode ter dificuldade para encontrar o que precisa. A informação precisa ser clara e direta
- O site deve ser confiável: isso significa que você não deve expor os usuários a spam, deve utilizar mecanismos de segurança atuais (SSL/HTTPS) e garantir a segurança dos dados que você capta do seu usuário
- O ambiente deve ser agradável: aqui, o design faz o trabalho de deixar a experiência atraente. Imagens, cores e tipos de fonte são elementos que devem compor esse ambiente
- O conteúdo deve ser escaneável: o seu cliente deve ter o poder de encontrar seu site, produtos, serviços e conteúdo através dos buscadores
A experiência do usuário é o que te torna memorável
Buscamos informações online a todo momento. Antes de comprar algo, pesquisamos. Correto? Por consequência, é no seu site, plataforma e aplicativo que os clientes (e futuros clientes) irão buscar e consumir informações.
Basicamente, a User Experience é o intermediário entre o desejo de comprar e a decisão de compra. A UX, em outras palavras, é quem convence o seu público de que você é o melhor no que faz.
Além do ambiente digital, o conceito de UX pode ser levado para outros âmbitos, até mesmo o offline. Pense na experiência do seu cliente ao entrar em uma loja, no seu escritório, ao ser abordado pelo seu vendedor, atendido pelo seu suporte, etc. Tudo isso influencia na experiência do seu cliente.
Por isso, eu asseguro: investir em UX não é algo que pode ser deixado para depois.
5 Comentários