De tão falado, o termo parece até que se tornou abstrato. No fim, muita gente não sabe explicar o que é, exatamente, um posicionamento de mercado.
Resumidamente, o posicionamento é a projeção da sua empresa no mercado. Por consequência, essa projeção reflete na percepção do cliente sobre a sua marca.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Em outras palavras, esse conceito se refere ao modo como os seus clientes vão se lembrar da sua empresa. E não somente isso: é também a forma como você vai se destacar (ou não) da concorrência.
Ou seja, o posicionamento ajuda a tornar uma empresa em uma referência nos serviços e produtos que oferece ou no segmento em que atua.
Posicionamento de mercado é conquistar um espaço só seu
Se é verdade que há espaço para todos sob o sol, e eu garanto que é, então você deve estar se perguntando como encontrar o seu. Como conquistar esse espaço para a sua marca, afinal?
Eu tenho algumas dicas que devem ser os seus primeiros passos:
1 – Entender seu nicho de atuação
Você precisa responder algumas perguntas:
- Qual é o mercado no qual você está inserido?
- Quem são os seus concorrentes?
- E os seus clientes, quem são e qual o perfil deles?
Esse é um trabalho de mapeamento. Nele você vai entender em qual terreno está pisando. Além disso, também vai buscar referências sobre qual caminho você precisa seguir para se destacar.
2 – Desenvolver a sua identidade
Que cara a sua marca deve ter? Pesquisa e criatividade devem se unir nessa missão.
Por exemplo: quais são seus valores? Quais elementos e cores fazem sentido para a sua empresa? É claro que a sua empresa precisa se destacar pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos. Essa é, afinal, a base de um bom negócio.
Entretanto, a verdade é dura: sem uma boa identidade visual, você não vai chamar atenção.
3 – Emitir uma mensagem eficaz ao seu público
A boa e velha comunicação. Ela precisa ser concisa e clara. E muito importante: precisa falar com o seu público. Converse com quem potencialmente vai comprar de você.
Isso tudo sem perder a própria essência. Foque a construção do texto nos desejos do seu cliente, mas não esqueça da sua personalidade.
Lembra que, no começo do texto, eu falei sobre oferecer qualidade aos clientes? Antigamente isso poderia ser um diferencial, mas eu acredito que hoje em dia um produto ou serviço de qualidade é o básico para qualquer negócio, e isso também influencia no seu posicionamento.
Essa qualidade, aliás, vem aliada a outros aspectos. O preço, por exemplo. Ele é um diferencial? Se sim, considere esse valor em sua estratégia.
Tudo aquilo que for importante para a experiência do cliente deve ser destacado. Seu atendimento é incrível? A entrega é diferenciada? Então, faça desses “detalhes” a sua força.
O que o posicionamento de mercado traz de bom para a sua empresa?
A essa altura, você já deve ter deduzido que o posicionamento de mercado é a base do sucesso. Mesmo assim, eu trouxe algumas das vantagens que ele traz para a sua marca.
1 – Melhor competitividade
O posicionamento de mercado ajuda a sua empresa a se destacar. O que isso significa, na prática?
Que você terá menos dificuldade para superar as ofertas da concorrência e de chamar a atenção de seu público.
2 – Fidelização de clientes
Por falar em público, eles são os protagonistas desse segundo benefício do posicionamento de mercado.
Lembra que falei sobre estar na memória do público? Quando sua marca conquista esse espaço, conquista a fidelidade dos clientes também. Assim, se tornar o preferido diante da concorrência será mais fácil.
3 – Sempre à frente da concorrência
Quem está bem posicionado no mercado tem uma visão mais sólida das próprias estratégias.
Na hora de tomar uma decisão, você fará isso com base no seu entendimento do mercado, do seu posicionamento, do perfil do seu cliente e dos objetivos da sua empresa ao invés de ver o que a concorrência está fazendo pra depois tomar uma decisão.
O posicionamento de mercado será o seu norte. Seus objetivos e planejamento devem estar de acordo com ele.
Como a sua empresa está posicionada no mercado hoje?
Sua empresa ocupa o lugar que você sempre sonhou? Se tudo isso que acabou de ler te soou como novidade, eu acredito que a resposta seja “não”.
Se for, não tem problema. Desde que você comece agora a trabalhar no posicionamento de mercado do seu negócio. Como? Eu desenvolvi um material exclusivo e gratuito sobre o tema. Um guia completo e definitivo para posicionar a sua marca no ambiente digital. Para baixar ele, é só clicar aqui.
2 Comentários