Eu já ouvi essa pergunta incontáveis vezes. Depois que as redes sociais se tornaram tão importantes, ter um site parece até coisa do passado.
Entretanto, eu não vou postergar a resposta para a pergunta que dá título a esse artigo. Então, entenda: você precisa ter um site, sim.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Os motivos são vários e eu vou explicar um por um aqui.
Você deseja ser encontrado?
Essa pergunta não está aqui à toa. Afinal, ela tem a ver com um dos motivos mais importantes para se ter um site.
O que acontece é o seguinte: redes sociais não são indexadas pelo Google. E o que isso significa? Aquele post incrível que você criou jamais vai aparecer nas páginas do buscador. Ou seja, apenas sites figuram por lá.
Quando a sua empresa tem apenas redes sociais, apenas os clientes que já a conhecem vão acessar seus perfis. Entretanto, é claro que você não quer ficar nisso. Em outras palavras: você deseja conquistar novos clientes.
Esses clientes, por sua vez, talvez não saibam o nome da sua empresa. Não vão procurar diretamente por ela no Google, por exemplo. Porém, eles podem procurar pelos seus produtos e serviços — e é assim que vão te encontrar.
Ter um site dá autoridade para o seu negócio
Imagine que você precise contratar os serviços de um escritório de advocacia. De um lado, há um escritório que tem apenas uma fanpage no Facebook. Do outro, um que oferece um site completo, além de redes sociais. Qual passa mais credibilidade?
Tenho certeza que você escolheria a opção que fornece um site. Aqui, o ponto principal é que um site oferece muitos mais recursos para vender o seu peixe. E recursos mais personalizáveis, aliás.
É possível fazer com que o site represente, de forma estética, a essência da sua marca. Além disso, o conteúdo apresentado em um site é muito mais consistente do que aquele visto nas redes sociais.
Não me entenda mal: é claro que é importante ter um perfil nas redes sociais. Afinal, você precisa estar onde o seu público está. Portanto, sites e redes sociais devem trabalhar juntos.
Um site otimiza seu relacionamento com o público
Primeiramente, você pode ter um blog. Assim, vai oferecer conteúdo relevante para o seu público. Nesse ponto, não se trata só de venda. Um artigo interessante é aquele que, entre outras características, leva informação e conhecimento para o leitor.
Além disso, um post no blog te ajuda a posicionar melhor o site em novas palavras-chave, e com isso, atrair novas pessoas para o site.
Ter um site também possibilita que a sua empresa disponha de um chat em tempo real. Sabe quando você entra em um site e surge aquela janelinha no canto direito?
Esse tipo de canal transmite a ideia de que a sua empresa tem um canal sério (e amplamente disponível) de atendimento. Ajuda o cliente a entender que, ali, o atendimento vai acontecer sem grande demora.
As suas vendas podem aumentar
Nenhum mistério aqui. Se a sua empresa tem um site onde disponibiliza preços e informações sobre seus produtos, então, já está um passo à frente. O consumidor deseja informação. Quer saber o custo, os benefícios e os detalhes. Um site pode prover tudo isso, de forma organizada e assertiva.
Se você oferecer um e-commerce, melhor ainda. Isso porque, dessa forma, não importa se é madrugada, ou feriado. Com um site, as vendas são fechadas a qualquer horário.
Entendeu por que você precisa ter um site?
O que você precisa para o seu negócio crescer é de estratégia. E uma estratégia bem feita não existe sem um site. Em suma, ter um site é a base do seu posicionamento na internet.
E por falar em posicionamento, tenho uma notícia para você. Eu preparei um guia completo sobre como posicionar o seu negócio na internet. O material é gratuito e você pode ler agora mesmo: é só clicar aqui.
6 Comentários