Você abre a sua caixa de entrada pela manhã — ou em algum intervalo em meio a correria diária — e todo dia se depara com o mesmo: uma lista enorme de e-mail marketing esperando para serem abertos.
Com tantas opções (e tão pouco tempo sobrando), serão lidos apenas aqueles que se sobressaem, certo? Do ponto de vista do destinatário, relevância é a palavra que resume o que um e-mail marketing precisa oferecer para ter seu conteúdo consumido.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Já do ponto de vista do remetente, o objetivo é resumido na palavra performance. Ou seja: é preciso criar um e-mail marketing que performe bem.
Como fazer isso?
Alguns hacks vão garantir a elaboração de um e-mail marketing com altas taxas de abertura e conversão. Hacks que levam em consideração a relevância e a performance, estratégias que você, a pessoa que envia o e-mail, irá adotar, mas que considera também a experiência de seu destinatário.
Hack #1: trabalhe bem o assunto do seu e-mail marketing
É isso que o seu público vai ler por primeiro. Por isso, você precisa entender que essa é uma das partes mais importantes do seu e-mail. Sem um bom assunto, não importa quão bem construído esteja o conteúdo do material, afinal, ele não será aberto.
O assunto ideal não existe, ele depende de quem é a sua persona e seu público-alvo. Para encontrar a sua melhor fórmula, faça testes: experimente diferentes tamanhos, use palavras-chave, emojis, teste a eficácia de fazer perguntas e exibir ofertas.
Não se esqueça: o assunto é o primeiro passo para o seu e-mail marketing converter.
Hack #2: segmente seus envios para que eles sejam personalizados
Quem abrir o seu e-mail precisa sentir que aquele conteúdo é especial, criado especialmente para ele ou ela. Clientes não gostam de ser tratados como “apenas mais um”, não acreditam mais que uma venda é apenas uma venda. Uma venda deve ser uma relação.
Para isso, você precisa segmentar o seu mailing, dividir os destinatários em grupos com características e interesses similares, para então criar conteúdos diferentes para cada um deles.
Eu te garanto: e-mails assertivos e personalizados têm maior taxa de abertura e conversão.
Hack #3: concentre-se no mobile first
Você já deve saber que a maioria das pessoas consome conteúdos quase que unicamente pelo celular, certo? Você mesmo deve fazer parte dessa estatística.
Para criar um e-mail marketing ideal às plataformas mobile e fácil de consumir em smartphones, não é necessário esquecer da versão desktop. É possível criar um conteúdo responsivo, que se adapta à qualquer formato de tela.
Se a pressa do dia a dia já nos impele a passar menos tempo absorvendo um conteúdo com calma, imagine, então, um conteúdo que é difícil de absorver por questões técnicas!
Hack #4: tenha uma call to action (CTA)
O que você quer que o seu público faça após ler o seu e-mail marketing? Acesse um artigo no seu blog? Vá para a loja virtual? Compre um produto específico?
Isso precisa estar claro.
Em um e-mail, a call to action aparece em forma de botão, geralmente no final do conteúdo e com um texto curto e objetivo (Compre agora!, Baixe o material!, Clique aqui para ler!). É muito importante que seu destinatário não tenha dificuldades para encontrar esse botão, ou para saber onde exatamente deve clicar.
Então, prefira usar apenas um CTA para cada e-mail. Experiência do usuário é isso.
Hack #5: invista em um copy persuasivo
E-mails marketing geralmente são conteúdos mais curtos. Você não tem tanto espaço para convencer o seu público de comprar o seu produto, por exemplo. Por isso, o seu texto precisa ser persuasivo.
Mostre ao seu destinatário que a oferta ali apresentada é imperdível. Que as vagas para o seu curso estão acabando ou que a promoção tem tempo limitado. Essa estratégia tem nome: gatilhos mentais.
Os mais comuns são o de urgência e o de escassez — você acabou de ler alguns exemplos no parágrafo acima.
Também há outras opções: explorar a relação de dor x solução, gatilho de novidade, reciprocidade, antecipação etc.
O texto certo fará você vender mais.
Hack #6: faça testes de hora e dia ideais para envio
Se alguém disser a você um dia e uma hora exata para enviar seu e-mail marketing, garantindo que isso o fará performar melhor, não acredite. Afinal, se esse momento ideal existisse, todos iriam enviar materiais ao mesmo tempo — o que resultaria em caixas de entrada lotadas e e-mails ignorados.
O dia e o horário ideal para enviar seu e-mail marketing até podem existir, mas eles devem ser definidos de acordo com o seu o público. Como descobrir? Fazendo testes. Explore diferentes possibilidades e invista naquelas que apresentarem os melhores resultados.
Hack #7: tenha uma base consistente de e-mail marketing
Envie seus e-mails para quem deseja ler eles. Em outras palavras: jamais compre listas de contatos ou envie conteúdo para quem não o solicitou.
Uma base consistente de e-mails é construída através de meios corretos: captação de leads em uma promoção, oferta de um e-book ou material relevante ou simplesmente um campo no seu site onde as pessoas possam se inscrever na sua newsletter.
Simplificando: vá até onde o seu público está e ofereça algo em troca de seu contato. O convença de estreitar o relacionamento com a sua empresa e os seus serviços.
Hack #8: ofereça um botão para descadastramento
Você certamente não quer que as pessoas deixem de acompanhar o seu conteúdo. Entretanto, você não pode obrigá-las a continuar com você.
Por isso, jamais deixe de garantir que a sua empresa mantenha um relacionamento saudável com os clientes. Assim, uma das formas de fazer isso é deixando claro que seus destinatários têm total liberdade de optar por não mais receber seus e-mails caso desejem.
Não transforme o seu e-mail marketing em spam!
Até aqui, com esses hacks, te ensinei não apenas a construir e-mails que vão converter melhor, mas também a aprimorar o relacionamento entre sua empresa e seu público. Porém, não é só isso: ao seguir essas boas práticas, você também evita que seu conteúdo seja marcado como spam.
Quando muitos usuários marcam um e-mail como spam, o seu envio pode começar a chegar para menos pessoas — uma vez que ele deixará automaticamente de aparecer na caixa de entrada de seus destinatários.
Agora que você já sabe de tudo isso, da próxima vez que for escrever um e-mail marketing, eu garanto que a sua performance será impecável.
4 Comentários