“Vale a pena investir em um sistema de gestão para microempresa?”, muitos perguntam. Afinal, por se tratarem de negócios menores, há quem acredite que um sistema assim não é exatamente necessário. Será?
No passado, os sistemas de gestão até poderiam ser exclusividade das grandes corporações. Hoje, entretanto, é um diferencial estratégico para as pequenas também.
-- Quer transformar seu produto em uma empresa lucrativa e escalável? Conheça a Mentoria Scale para infoprodutores, coprodutores e afiliados.
Se você é empresário, deve saber muito bem como o tempo, às vezes, é curto. Agora, me responda: é possível administrar tudo sem a ajuda de um software? Aqui, considere o estoque, o caixa, o atendimento ao cliente, o marketing etc. É claro que não é possível.
Por isso, precisamos de sistemas de gestão.
Mas o que é um sistema de gestão para microempresa?
É um software desenvolvido especialmente para pequenos negócios. Basicamente, ele vai simplificar e automatizar as demandas. Além disso, melhora o controle de dados e reduz o risco de erros nos processos do local.
Este sistema, aliás, também vai integrar informações de todos os seus setores. Por consequência, o fluxo de trabalho vai fluir de forma mais rápida e decisões mais assertivas poderão ser tomadas.
E quais os resultados disso para a sua microempresa?
Agora, vamos juntos entender melhor quais benefícios um sistema de gestão pode te trazer.
1- Controle
Imagine controlar todas as informações da sua empresa de forma analógica. Ou seja, anotar em um papel ou planilha cada venda que é feita, por exemplo. É claro que, em algum momento, isso não vai dar certo.
Um sistema de gestão para microempresas automatiza esse processo. Com ele, cada dado é registrado automaticamente – e de forma bem mais completa.
2- Produtividade
Se o sistema de gestão vai tomar conta da burocracia por você, naturalmente haverá mais tempo sobrando. Assim, será possível ter mais tempo para treinar sua equipe, por exemplo. Ou para melhorar a relação com os seus fornecedores.
Se torna mais fácil, por exemplo, melhorar sua relação com os fornecedores. Ou ainda investir em um treinamento para a sua equipe.
3- Agilidade
Com o sistema, vendas poderão ser fechadas de forma muito rápida. Isso significa que a satisfação do cliente vai aumentar. Afinal, quem gosta de perder tempo em filas, ou lidando com burocracias?
4- Segurança
Já imaginou perder uma informação valiosa para o seu negócio? Ou ser vítima de um ataque virtual e ter os dados dos clientes roubados? Hoje em dia, esse tipo de ocorrência é bastante frequente.
Por sorte, você está aqui, lendo este artigo e entendo que um sistema de gestão pode te proteger contra tudo isso.
Onde este software pode ser usado?
É claro que ele pode ser uma versão completa, a ser utilizada na empresa toda. Entretanto, há também módulos específicos. Como assim? Eu explico:
- Financeiro: reúne e organiza todas as informações deste setor em um só lugar. Ou seja, aqui é possível controlar fluxo de caixa e pagamento dos funcionários. E tem mais: também controla contas gerais do negócio.
- Estoque: o próprio sistema fará contagens e controlará o estoque da sua empresa. Assim, você não precisa ter uma equipe só para fazer esse trabalho;
- Compras: novos pedidos, histórico de vendas e aquisição ou venda de produtos e serviços não serão mais uma tarefa complexa e que demanda muito tempo. Afinal, o sistema de gestão automatiza e toma conta de tudo isso.
Toda empresa precisa de um sistema de gestão
Não importa se a empresa é grande ou pequena. Afinal, como eu já mencionei, há sistemas de gestão para microempresas.
Independente do tamanho, um negócio gera, todos os dias, muitos dados. Além disso, lida com muitas demandas. Humanamente, é impossível ter um controle absoluto sobre tudo. Especialmente se você não deseja correr riscos – e eu imagino que você não queira.